Blender 2.8!

Este artigo era pro site Animação SA, mas o pessoal da redação não me deu uma previsão de publicação. Então vou postar em meu site mesmo!
O meu primeiro artigo para o Animação SA foi falando de Blender. Muito tempo se passou e este maravilhoso software foi evoluindo exponencialmente.

 

Mas agora a nova revolução vem mostrando os seus primeiros raios de alvorada. Durante 3 meses os principais desenvolvedores deste software se juntaram em Amsterdã na sede da Blender Foundation para praticamente refazer o software do zero! Foi um trabalho muito intenso que eles chamaram esta reunião de Code Quest.

O resultado desta empreitada será mostrado neste artigo.

Eevee

 
O primeiro grande recurso é a substituição do Blender Render pela Eevee um renderizador em tempo real que segue a tendência PBR (Physically Based Rendering) da indústria de jogos, suportando gráficos de alta qualidade acoplados a uma janela de visualização responsiva em tempo real.

Com este novo renderizador, é possível criar luzes mais fotorrealísticas e sombras muito mais suaves.

Os materiais ganharam recurso de shaders Uber seguindo os materiais Unreal Engine 4 PBR. Tornando muito mais fácil o processo de criação de materiais e texturas complexas.

Agora podemos iluminar cenas com imagens HDRI em tempo real, fazendo com que os objetos da cena se influenciem mutuamente (reflexos, luz difusa, etc.).

Além de todos estes recursos, temos Motion Blur, Bloom, Tone Map, Depth of Field, Ground Truth, Ambient Occlusion, tudo isto em tempo real!

Grease Pencil

A ferramenta Grease Pencil inicialmente no projeto Blender foi criada para fazer anotações. Mas com o passar do tempo os animadores 2d começaram a utilizar este recurso. Pensando nisto a equipe do Code Quest resolveu desenvolver mais recursos na versão 2.8, fazendo com que o animador 2D ganhasse mais uma ferramenta poderosa.

Com o conjunto de novos pinceis, é possível fazer praticamente qualquer tipo de animação 2D diretamente na viewport do Blender.

Na versão 2.7, os desenvolvedores inseriram uma paleta de cores para que os animadores 2D pudessem pintar seus projetos. Mas agora eles viram que as cores Grease Pencil são muito mais complexas do que uma cor simples. Com isto eles trocaram a Palettes para Materials. Agora as cores funcionam da mesma maneira que qualquer outro material no Blender, com configurações adicionais exclusivas para Grease Pencil.

Um novo design de visualização foi criado especialmente para mostrar os recursos do Grease Pencil.

Essa visualização também é usada para selecionar o material atribuído ao pincel.

Além disto foi criado uma série de modificadores específicos para o Grease Pencil.

 

Nova Game Engine

Infelizmente (ou felizmente) na versão 2.8 damos adeus a Blender Game Engine, por motivos mais que compreensíveis, os recursos da BGE estavam obsoletos demais para acompanhar a demanda do mercado, além do fato de adaptá-la para os recursos da Eevee seria uma tarefa muito árdua e o resultado final não ficaria satisfatório. Então a decisão mais sábia foi “aposentá-la”.

Muito pouco se sabe ainda deste recurso, o mais próximo é uma pequena demonstração de geração de partículas mostradas no vídeo acima, pois o projeto ainda esta em fase muito inicial.

Sabemos a princípio de quem vai liderar o projeto é o desenvolvedor Benoit Bolsee, e que o novo recurso se chama Interactive Mode.

Os blocos lógicos serão substituídos por nodes, igual ao sistema de composição e o sistema de materiais.

Os desenvolvedores vão usar como referencia motores de jogos tais como Unity, UPBGE, Blen4Web e Armory 3D para estruturar o seu novo motor de jogos. Trocando em miúdos, podemos esperar uma super ferramenta vindo por aí!

Mas para você que não vive sem um motor de jogos dentro do seu Blender, não se desespere pois basta baixar todos estes motores citados acima (menos a Unity), e instalar no seu software 3D favorito e seja feliz!

Outras novidades
Muitos outros recursos estão sendo implementados no novo Blender, um dos mais significativos são os novos recursos da Viewport.



Novo Shader de Cabelo

Suporte a luzes IES no Cycles

E muitos outros! Mais uma vez a Blender Foundation sai na frente e faz com que seu software supere ainda mais a concorrência!

Outa notícia muito legal é que quem coordenou toda a equipe de desenvolvimento da versão 2.8 foi um Brasileiro, o nome dele é Dalai Felinto.

Arquiteto formado pela UFF, começou sua carreira no Blender desenvolvendo o algorítimo que renderizava os jogos e as animações para domos de imersão.

Além disto foi um dos autores do livro Game Development with Blender pela editora Cengage Learning PTR

O mais legal que ele vai estar na edição de 10 anos do GNUGRAF que acontecerá dias 14 e 15 de Setembro dentro do próprio campus da ESDI, Rua do Passeio, 80 – Centro – Rio de Janeiro em frente ao Passeio Público e ao lado da escola de música da UFRJ. As palestras e oficinas são totalmente GRATUITAS. Detalhes neste link!

Gostou!? Quer experimentas o novo Blender!? Então não perca tempo e baixe a versão teste neste link.

Não sabe mexer no Blender? Gostaria de aprender? O que acha de ter aula com este que vos escreve?

Durante os dias 06/10 e 13/10 das 09h às 18h, estarei ministrando um curso essencial de Blender na EDX Coworking

Av. Rio Branco 124, Centro, Salas 1002 e 1102 – Rio de Janeiro

Maiores detalhes neste link.

Bem, por enquanto estas são todas as novidades!
Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.