Ola pessoal,
neste artigo irei mostrar como preparar uma imagem para aplicação de 4 cores em telas de Silk Screen. Antes de começar o assunto, gostaria muito de agradecer ao João Bueno, nosso guru do GIMP pela consultoria.
O processo de criação de telas de silk é muito parecido com uma revelação analógica de fotografia. Trabalhamos com matrizes negativas, onde as colocamos junto com a tela, embebida numa solução fotossensível (conhecida como emulsão), numa Câmara de luz.
Aonde a luz bater na solução ela irá endurece e se fixar na tela, aonde não bater, a solução continuará líquida. Após a finalização deste processo a tela é lavada e estará pronta para as aplicações.
Neste tutorial vamos usar esta imagem.
Após a retirada do fundo e o redimensionamento da área de trabalho, a imagem deve ficar mais ou menos assim.
O Separate irá criar uma outra aba com 4 caadas nos padrões CMYK do Fogra(maiores detalhes sobre ICC, vc encontra neste artigo e sobre exportação em CMYK do GIMP neste artigo). Lembram no inicio que falei sobre trabalhar com matrizes negativas? Vamos agora pegar todas as camadas e inverter as cores.
Repita este processo em todas as camadas.
Nas telas de Silk precisamos criar pequenos orifícios na matriz por onde a tinta irá passar, este processo é chamado de reticulagem (o mesmo processo é usado no OFFSET).
Ao utilizar mais de uma tela no silk screen, sempre rotacionamos a posição de uma retícula da outra para que as tintas não se sobrepõem. Como serão feitas 4 em CMYK, a indústria estipulou um padrão de rotação das retículas de acordo com o padrão de cor.
CYAN – 15°
Magenta – 75º
Amarelo – 45º
Key – 0º
Repita o processo nas demais camadas.
Após todo este processo, basta exportar todas as camadas em imagens individuais.
Veja como fica a imagem com todas as retículas aplicadas.
Até a próxima pessoal!
8 pensamentos em “Silk Screen com GIMP”
Olá Cadu, não consegui aplicar a separação de cores CMYK no gimp 2.10.0. Não tem a opção “Separate”. Eu tentei em “Gestão de cor” no menu Imagem tb, mas ele só me deixou escolher perfis RGB. O Froga27 já está configurado nas preferências.
Obrigado pelos posts!
O registry plugins ainda não foram portados pro 2.10. Vi videos que o Krita separa as camadas CMYK. Salva com xcf e abre no Gimp.
Qual a versão do Gimp foi utilizada?
2.79
Muito obrigado por disponibilizar o acesso às suas informações e aos programas livres!!
Você poderia me explicar como faz para bater as cores? usa alguma guia de marcação por fora da imagem?
O Gimp não cria estas marcações de maneira automática.
pra quem usa linux e não acha a opção separete no gimp é só colocar esse comando no terminal que ele instala o plugins
sudo apt install gimp-plugin-registry
Sim