Este famigerado PANTONE

cabecalho

Em algum momento ou provavelmente durante toda a sua vida como designer você esbarrou na expressão “me manda o Pantone do seu trabalho”! Daí vem o dilema de quem usa software livre, temos que conviver com este vício de mercado?

Antes de mostrar como resolver isto, vamos conceituar primeiro. O que é Pantone!?

De acordo com a Wikipedia, “Pantone Inc. é uma empresa sediada em Carlstadt, estado de Nova Jérsei, Estados Unidos. É mundialmente conhecida por seu sistemas de cor, largamente utilizado na indústria gráfica.” .
Ou seja Pantone não é um padrão de cores e sim uma fabricante de tinta. A quem argumente que elas são cores especiais, bem, cores especiais é um processo muito dispendioso e precisa trabalhar com o conceito de máscaras, como no caso do verniz localizado(este hoje em dia não é tão dispendioso, mas o processo é muito similar). Toda peça passa pelo processo tradicional impressão que é o CMYK, depois de seca a tinta é aplicada as cores especiais nas áreas delimitadas pela máscara. Impressões simples, muito dificilmente precisam se basear nesta marca para definir as tonalidades.

Padrão de impressão é CMYK (Cian, Magenta, Amarelo e Key), HSL (Matiz, Saturação e Valor). Com estes valores podemos chegar a maioria dos tons encontrados nas peças que são produzidas diariamente.

Exposto o problema, como podemos entregar o tão querido “Pantone” a gráfica sem que com isto nos render-mos aos software proprietário?

Vamos usar 2 sites pra isto, o rgb.to e o cmyk2pantone.

Primeiro temos que achar o valor Hexadecimal da cor desejada, no meu caso é #851400, um vermelho bem forte. Vamos no rgb.to 

tela 01

 

Com o padrão CMYK descoberto, acesse o site cmyk2pantone

tela 02

 

A primeira numeração do Pantone não é suficiente, pois ela possui números e letras. Para achar o código real precisamos voltar ao rgb.to.

tela 03

 

E temos o nosso “Pantone”. Agora, se é uma cor especial, porque com o valor de Hexa consigo chegar no código do Pantone? Outro fator intrigante é que na própria régua Pantone temos valores RGB (Vídeo), CMYK (impressão) e Hexa (web)?

regua pantone

Bem, até a próxima pessoal!