Ola pessoal,
anteriormente eu fiz uma LIVE intitulada Produção independente de livros, cheguei a comentar os passos necessários para se fechar um arquivo para a gráfica.
Agora neste artigo, vou demonstrar de forma bem prática como fechar um miolo de um livro para a gráfica, seja ela tradicional ou sob demanda.
Vamos começar?
Preparando a arquivo para exportação.
Como havia abordado na LIVE, o melhor formato é o PDF/X-1a, pois ele contem informações primordiais para que impressora execute seu projeto com precisão, sem que com isto não haja a necessidade de passar por um arte finalista.
Para o Scribus ativar esta opção de saída, ele tem que estar com um arquivo .icc de CMYK carregado. Caso você não saiba como fazer isto, veja este artigo sobre Perfis de Cores, nele eu abordo com detalhes este assunto.
Tendo o ICC carregado e configurado no Scribus. Abra o projeto de miolo e clique no botão módulo de cores CMYK. Só assim o padrão PDF/X-1a é ativado.
Agora clique no botão Exportar PDF.
O Scribus faz uma pequena verificação de seu projeto, falsos positivos podem aparecer como padrão de cores de vetores ou imagens com fundos transparente. Mas vale a pena checar a lista para verificar se tem alguma imagem com valor muito baixo de dpi, ou qualquer outra falha real. Não havendo, clique em Ignorar erros.
Aparecerá em seguida esta tela.
Agora temos que converter todas as fontes em curva, para isto vamos a aba Fontes.
E pronto! Seu miolo já pode ir para impressão.
Já para as capas, o processo é o mesmo, carregue a primeira, segunda, terceira capa junto com a lombada (calculada como mostro na LIVE) em outro projeto do Scribus e repita o processo.
Bem pessoal, era isto que eu tinha pra mostrar hoje. Até a próxima!
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)
5 pensamentos em “Exportando miolo no Scribus”
Olá !!! Ajuda aqui…
Estou tentando gerar um PDF usando o Scribus, mas preciso que seja um livro composto por cadernos. Duas coisas “não estão sendo possíveis” no Scribus, 1. Ele me mostra as páginas na disposição de um livro aberto (página na esquerda e na direita), mas o ordem de páginas está na sequencia, não alterna a ordem das páginas para formar o caderno (exemplo: a página 1 é vizinha da última página do caderno). 2. Ao gerar o PDF, ele não coloca uma folha contendo as duas páginas, tal como é vizualizado. Mas apenas uma página por folha como qualquer outra exportação comum em PDF.
Resumo, o Scribus não está fazendo o que nasceu pra fazer kkkkkk
Considerando que não encontro opção para isso e não vejo nada na internet sobre isso… Seria justo afirmar que o Scribus não gera livros em cadernos?
Para imposição de pagina utilize o bookletimposer https://cadunico.art.br/imposicao-de-pagina-com-bookletimposer/
https://cadunico.art.br/imposicao-de-pagina-com-bookletimposer/
Quando eu exporto seguindo as orientações o arquivo .pdf (x-1a) gerado não preserva as transparências. Se eu gerar o arquivo em .pdf (1.5) as transparências são preservadas. Porém, a gráfica solicita o arquivo em x-1a. Este tipo de arquivo não permite transparência? Ou estou fazendo algo errado?
pdf x-1a prevê sim transparência!