Tecnologia para a Pandemia

Este artigo estava reservado para uma edição da Revista Espírito Livre, mas como a edição não aconteceu, estou publicando em meu site mesmo. segue abaixo o artigo!

Tecnologia para a Pandemia

Em tempos de pandemia a tecnologia está sendo crucial para unir as pessoas.

A forma como nos relacionando está mudando drasticamente em todas as esferas de nossa sociedade. Na computação gráfica e na educação não é diferente.

O profissional de hoje em dias nestas 2 áreas precisam se adaptar urgentemente. O conceito de Home Office nunca foi tão explorado pelas empresas.

Como hoje o profissional da educação pode usar de ferramentas computação gráfica Livre para seu dia a dia?

Neste primeiro artigo sobre este assunto eu vou abordar uma pequena lista de como podemos usar recursos multimídias para se ministrar aulas online.

O grande carro chefe desta nova maneira de ensino é o Zoom. Esta ferramenta vem sendo usada em larga escala pelos profissionais da educação para promover uma sala de aula virtual online. Mas ela oferece várias limitações, a primeira que é proprietária. Segunda, oferece apenas 40 minutos de transmissão em seu módulo gratuito.

Para isto existe uma solução Open Source que atende a todas as expectativas contidas num Zoom, o Jitsi! (https://meet.jit.si/)

esta ferramenta permite a utilização de câmeras, compartilha área de trabalho e ainda transmite para o Youtube e outras plataformas de Streaming. Sem qualquer limitação de tempo e de número de conexões.

Agora se o objetivo é ter todo o ambiente de uma sala de aula virtual via streaming, temos o BigBlueButton (https://bigbluebutton.org/)

O BigBlueButton permite que você compartilhe seu áudio, slides, bate-papo, vídeo e área de trabalho com os alunos. A pesquisa interna facilita o envolvimento dos alunos e a gravação de suas palestras significa que você pode disponibilizá-las para análise posterior.

Ao usar a ferramenta de quadro branco no BigBlueButton, as anotações são exibidas automaticamente de volta aos alunos em tempo real. Os professores também têm a capacidade de ampliar, destacar, desenhar e escrever em apresentações, tornando seus pontos mais claros para os alunos remotos.

Não há limite para o número de webcams que você pode compartilhar em uma sessão (limitado apenas pela largura de banda).

Foi apresentada as duas principais ferramentas de streaming online Open Source para auxiliar o profissional de educação em aulas Online.

Agora se o seu projeto exige um controle mais profissional do seu Streaming, a melhor solução Livre é o OBS Studio (https://obsproject.com/pt-br).

Captura e mistura de vídeo/áudio em tempo real de alto desempenho, com cenas ilimitadas nas quais você pode alternar através de transições personalizadas sem interrupções.

Filtros para fontes de vídeo, como máscara de imagem, correção de cor, chromakey e muito mais.

Misturador de áudio intuitivo com filtros por fonte, como portão de ruído, supressão de ruído e ganho. Tenha total controle com suporte ao plugin VST.

Opções de configuração poderosas e fáceis de usar. Adicione novas Fontes, duplique as existentes e ajuste suas propriedades sem esforço.

Escolha entre várias transições diferentes e personalizáveis para quando você alterna entre as suas cenas

Modo Estúdio permite visualizar suas cenas e fontes antes de deixá-las ao vivo. Ajuste suas cenas e fontes ou crie novas e assegure-se de que elas são perfeitas antes de seu público vê-las.

Obtenha uma visão de alto nível de sua produção usando a Multiview. Monitore 8 cenas diferentes e facilmente indique ou faça a transição para qualquer uma delas com apenas um clique único ou duplo.

Para todas as nossas distribuições GNU/Linux esta maravilha já está presente em seus respectivos repositórios. Bastar dar seu comando favorito de instalação e ser feliz!

Para GNU/Linux o OBS instalado via pacote, se faz necessário instalar este plugin https://github.com/bazukas/obs-linuxbrowser/ para poder ter o recurso de brownser. Este recurso permite que se copie um link de site e este seja exibido na transmissão.

Os passos para instalação deste plugin está neste vídeo – https://youtu.be/UcisOHp3LgA

Outro plugin que eu aconselho ter logo de cara é OBS Websockets (https://github.com/Palakis/obs-websocket/) ele permite transformar qualquer celular ou tablet em um controle remoto do OBS, sem que isto precise instalar nada, pois utiliza o navegador do seu dispositivo para isto.

Os passos para instalação deste plugin está neste vídeo – https://youtu.be/zhKECQqL6jA

Pra quem tem uma máquina bem robusta e quer transmitir para várias mídias sem utilizar um serviço de stream online, eu indico o OBS Multi RTMP (https://github.com/sorayuki/obs-multi-rtmp) ele permite que o OBS transmita localmente para várias mídias.

Os passos para instalação deste plugin está neste vídeo – https://youtu.be/jYjkSclvUtU

Compatível com várias ferramentas livres de áudio, tais como o Jack, Ardour e Audacity.

Bem pessoal, era isto que eu tinha pra mostrar nesta edição. Espero que tenham gostado.

Até uma próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.